HIS

História Antiga (Perguntas de 2ª Fase)


(UFPR) Na Antigüidade, Atenas era uma cidade-estado com organização social e política específica. Cite alguns aspectos dessa organização e indique aqueles que diferenciavam Atenas de outras cidades-estados.

As cidades gregas possuíam plena autonomia, formando um estado próprio. Assim pode-se afirmar que os gregos não construíram uma unidade política, mas sim uma unidade cultural. Apesar disso, apresentavam aspectos comuns na sua estrutura sócio-política e aspectos que as diferenciavam. Todas elas eram, por exemplo, eram escravistas e militaristas. No entanto, Atenas, diferente da sua rival Esparta, tinha uma sociedade heterogênea, apresentando várias camadas de cidadãos. Em Esparta, os cidadãos formavam uma única camada (os esparciatas homoioi). Em Atenas, a camada dominante, os eupátridas, passou a ter seu poder contestado pelas camadas populares, até essas alcançarem a democracia. Democracia esta que era excludente e escravista, pois excluía mulheres, escravos (a maioria da população) e estrangeiros da participação política.

Indique e comente quatro elementos da Antigüidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental.
Entre as permanências da civilização greco-romana na contemporaneidade, podemos destacar:

a) o pensamento grego, que exerceu profunda influência na busca do conhecimento científico, político e filosófico do decorrer da História da humanidade. São exemplos disso: na Medicina, Hipócrates, que refutou as explicações sobrenaturais ou divinas para a origem das doenças; na Matemática, Tales de Mileto e Pitágoras, ao formularem as bases desta ciência; na Filosofia, Sócrates, Platão e Aristóteles, que estabeleceram a estrutura básica do pensamento filosófico ocidental; na Política com a criação dos conceitos fundamentais da democracia e de cidadania.

b) os romanos foram, no campo jurídico, os responsáveis pela elaboração de um modelo universal e racional de leis, que serve de fundamento para as legislações contemporâneas.

(Iniciativa de: Anne Caroline)

_________________________________________________________________________

Hist-B (2º fase)


01)Unicamp-SP) "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus." (Jacques Bossuet, Política tirada das palavras da Sagrada Escritura, 1709.)
"[...] Que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo."
(Emenda constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)
a) Explique a concepção de Estado em cada um dos textos.
b) Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos?

Resposta:
a) O primeiro texto apresenta a concepção do Estado monárquico absolutista, característico da Idade Moderna, em que o poder real fundado no direito divino era ilimitado. O segundo texto apresenta uma concepção liberal, fundada no direito natural, em que o governo emana do consentimento dos seus governados e tem poderes limitados pelo respeito à liberdade, prosperidade e felicidade.
b) No primeiro texto, o indivíduo, considerado súdito da monarquia absoluta, é submetido pelo Estado. O segundo texto, fundado no liberalismo, assegura ao indivíduo direitos naturais, inalienáveis, cabendo ao Estado representá-los e garanti-los por meio de legislação e instituições.

02)(Fuvest-SP) Durante a Idade Moderna, pensava-se que todas as riquezas do mundo estavam numa posição estática e constante, razão pela qual o comércio era tido como uma atividade em que havia um ganhador e um perdedor, sendo o seu resultado equivalente a uma soma zero (+ 1 – 1 = O). Baseando-se nestes princípios, os Estados modernos atuaram no comércio internacional sob a orientação de uma política econômica.
a) Que nome foi dado a essa política econômica?
b) Quais foram seus principais elementos constitutivos?

Resposta:
a) Mercantilismo.
b) A política econômica mercantilista, típica do Estado moderno absolutista, identificava a riqueza com a posse de moeda feita de metais preciosos (metalismo). A partir dai, buscava a obtenção de moeda no comércio externo, por meio de uma balança comercial favorável. Tal lucro seria obtido pelo intervencionismo estatal, ao promover o protecionismo e o estímulo às manufaturas (industrialismo).

03)(UFOP-MG) Leia o texto abaixo.
"A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros reinos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada anualmente além dos mares, e menor quantidade de produtos seja para cá transportada."
(Política para tornar o reino da Inglaterra próspero,rico e poderoso, 1549.)
Discuta essa afirmativa, localizando-a no contexto da economia mundial, e defina as modalidades do sistema econômico a que ela se refere.
Em meio ao capitalismo comercial, a Inglaterra desenvolveu a política mercantilista, visando ao entesouramento do Estado. A obtenção de uma balança comercial favorável e o ideal metalista norteavam as relações econômicas com os demais países, especialmente com as novas regiões coloniais da Idade Moderna.

(Iniciativa de Anne Caroline)

___________________________________________________________________

Hist-C


04)(Unicamp-SP) Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo".
(Citado por VICENTINO, Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 1991.)
O que foi o tratado de Tordesilhas?

Resposta:
Foi o tratado assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, dividindo as terras descobertas ou por descobrir por um meridiano traçado 370 léguas a oeste de Cabo Verde: as terras a leste dele pertenceriam a Portugal e aquelas situadas a oeste, à Espanha.

(Iniciativa de: Anne Caroline)

Minha lista de blogs